Contribua para garantir a segurança alimentar, a proteção e o bem-estar dos brasileiros que tanto fazem para manter as cidades limpas e o planeta saudável.
Quem sempre cuidou da cidade e do meio ambiente
agora precisa da sua ajuda!
O Brasil possui cerca de 1 milhão de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Grande parte da categoria teve que paralisar suas atividades por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Sem trabalho e sem renda, esses profissionais da reciclagem e suas famílias enfrentam sérias dificuldades e precisam da sua ajuda.
Grupo de risco
Os materiais recicláveis possuem alto índice de contágio. Essa situação torna os catadores um grupo de risco, sendo recomendada a suspensão do trabalho de coleta seletiva e a paralização dos serviços prestados pelas associações, cooperativas e catadores autônomos.
Vale destacar que grande parte desse trabalho é realizado por pessoas que estão no grupo de risco (idosos, diabéticos, fumantes e pessoas com problemas respiratórios ou do coração).
Os Catadores
Essa categoria de trabalhadores é reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO), exercendo um relevante serviço de manutenção da limpeza urbana.
Conforme dados do Compromisso Empresarial pela Reciclagem (CEMPRE), os catadores são responsáveis por 90% de todo o material reciclável que chega à indústria.
Sua atuação é fundamental para diminuir os impactos negativos dos resíduos produzidos diariamente nos centros urbanos, além de gerar renda e dignidade para centenas de milhares de pessoas, entre membros de cooperativas e catadores informais.
Apoiar esta categoria é também proteger suas famílias, seu bem-estar e criar uma grande rede de solidariedade. Um reconhecimento aos profissionais que, na lida diária, de sol e chuva, trabalham para que todos tenhamos um mundo melhor.
A campanha
- Cada catador beneficiado receberá R$ 200 em um cartão de vale-alimentação da Sodexo. Assim, as famílias podem comprar o que mais necessitam e apoiar os pequenos comerciantes locais.
- O Comitê Nacional da Campanha, com base nos critérios de priorização das demandas, enviará cartões nominais, com nome e CPF do beneficiário, para as associações, cooperativas e catadores autônomos inscritos e selecionados.
- Cada vez que as doações alcançarem mais de 500 famílias, uma nova seleção de beneficiários será atingida.
Assista o Vídeo da Campanha
Depoimento dos catadores Vídeo
Veja mais vídeos de Depoimentos aqui : https://benfeitoria.com/solidariedadeaoscatadores